SABEDORIA TEM UM PREÇO POR NUNES COMENTANDO SOBRE A FESTA DOS 40 ANOS DA BC78
SABEDORIA TEM UM PREÇO.
Desde muito cedo, em casa, na escola, nas rodas de conversa somos orientados e incentivados a buscar o nosso caminho, conquistar o nosso espaço.
Quando muito jovem isto é claro e natural. Com o passar dos anos a vida nos prega muitas peças que eu descobri há pouco como “distrações naturais” que nos coloca nesse ou naquele caminho.
As pessoas dão conselhos e lições de moral baseado na sua caminhada, nos seus erros cognitivos.
Mas o jovem inevitavelmente vai errar pela sua prepotência, arrogância e inexperiência, ignorando as setas no caminho e buscando suas próprias distrações não querendo apenas verbalizar sua juventude.
De distrações podemos citar muitas, como: a vaidade, o poder da força física, a falta de senso comum, o poder sexual, a imortalidade, as frivolidades, etc.
Junto com as distrações estão os excessos (drogas, doenças, inimizades) que podem nos levar a depressão, ao abandono e a solidão.
O jovem na maioria das vezes vai escolher o glamour, a gravata, a purpurina, o elogio (mesmo que seja falso) o caminho sem barreiras que pode levar ao topo rapidamente.
Mas aonde é o topo? O que é vencer? O que é mais importante? O que eu preciso para ser feliz? O que vai preencher o meu espirito e a minha alma?
Na maioria das vezes estas respostas jamais serão respondidas a contento.
Até aqui este texto é pura poesia e pode servir como abstração, redação escolar, matéria de jornal, etc...
Mas voltando no tempo, mais precisamente no dia 13 de janeiro de 1978, poderíamos, a partir dali, reescrever uma nova trajetória pra nossas vidas, com angústias, pequenas vitórias, muitas derrotas, muito medo e anseios, mas encarando as dificuldades de outra forma.
"essa foto só foi para ilustrar as palavras do Nunes"
A partir de 78 fomos invariavelmente e inevitavelmente nos tornando homens, assumimos compromissos, resolvemos problemas sem direito a recuar e fraquejar.
Nunca fomos preparados pra sermos pais, pois é mais fácil ser filho. Nunca fomos preparados para sermos provedores, é mais fácil ser provido, nunca fomos preparados para amparar, é mais fácil se encostar e reclamar.
A inexperiência nos faz buscar o caminho mais curto, o terreno mais ameno, a temperatura mais agradável; é da essência humana.
Descobrimos que fomos escolhidos. E como tal escolhidos que fomos obrigatoriamente tivemos que exercitar a amizade, o companheirismo, a serventia e a irmandade.
Pudera eu, acordar olhar no mural e ser escalado na guarda
do paiol no segundo quarto. Pudera eu, estar escalado para faxina no pátio e em seguida, num dia quente, tomar o chá broxante (gelado e com limão) na hora do rancho.
Pudera correr 5km sem fadiga, sem dores, sem desânimo. Pudera eu...
Mas ainda posso sonhar, ainda tenho vocês que fazem parte desta história; da minha história. Todos são protagonistas, todos são coadjuvantes. Onde descobrimos não existir história sem irmandade e fraternidade. Não existe história sem doação, sem abnegação, sem aceitação.
A história somos nós. As diferenças se completam vivendo em harmonia.
A nossa missão agora é permanecer juntos, vibrando e dividindo esta energia que nos alimenta.
O nosso encontro nos tornou irmãos para sempre, uniu nossas famílias, uniu nossos ideais, nossa lutas, nossas dores.
nos tornou irmãos nos tornou família e irmãs
Vamos todos remar este barco para águas calmas de forma sincronizada onde cada qual fará a força que possuir e será compensado pela força do remo do outro.
Vamos compartilhar tudo daqui pra frente, alegrias, angústias e tristezas. O peso distribuído ficará muito mais fácil de carregar.
fomos escolhidos pra sermos irmãos, vamos respeitar esta escolha e alimentar esta verdade. Quando você não tiver oportunidade de ver seu irmão, inventa um motivo.
Amo todos vocês. Contem comigo sempre.
Não são apenas palavras, um resumo do nosso nascimento, aos dias atuais... Merece ser o prefácio do nosso livro.. parabéns Nunes..
ResponderExcluirparabéns
ResponderExcluirNunes meu velho irmão,por passarmos algumas horas juntos no Ribeira, vc me conhece um pouco mais que os outros, sabe o que penso sobre cada um dos meus irmãos e sabe o quanto eu os amo e me dedico, vc esta de parabéns pelo texto, está de parabéns pelas suas conquistas, pela sua família, tenho que te agradecer por tudo que faz pelo Arthur, pelo Pojante, Silvio e por mim.
ResponderExcluir